Triângulo da Fraude: Os três principais motivos do porque alguém da empresa cometeu crimes e prejudicou o negócio
Triângulo da Fraude é um conceito criado por Donald R. Cressey e Edwin Sutherland, que resume os fatores que podem ser causas para fraudes corporativas no interior das Empresas.
1) Pressão ou Motivação: Tais fatores descrevem a necessidade de cometer a Fraude (como dinheiro, jogos, vícios ou metas que são muito difíceis de alcançar.
2) Racionalização: É a justificativa usada para cometer a fraude (é a desculpa usada para cometer a fraude, algo que o fraudador usa para minimizar a sua culpa, ex: Fiz isso para custear o tratamento de saúde da minha esposa com câncer).
3) Oportunidade: É a facilidade de cometer a fraude, por meio dos sistemas da empresa e seus procedimentos.
Como remover esses fatores de risco da atividade da empresa? Não é algo simples, mas alcançável de ser feito. Para remover o fator pressão, a empresa deve parar de dar recompensas astronômicas aos seus funcionários, como bônus em viagens internacionais e vultosas quantias em dinheiro, e óbvio ter um código de ética muito bem definido que deixe claro as consequências de seus atos.
Para remover o fator racionalização, a empresa deve adotar uma postura muito dura quanto a fraudes nas empresas, plantando uma cultura anticorrupção na empresa mostrando que as promoções e altos cargos que a empresa possui não são conseguidos com “jeitinho”.
Quanto a remoção do fator oportunidade, é o mais simples de ser adotado pelas empresas, afinal ela pode adotar uma estrutura de controles internos, que irá garantir segregação de funções e aprovações de níveis hierárquicas distintas de operações e execuções, tudo passado por um controle interno e gestão de riscos padrão !
Espero que você e sua empresa tenham gostado do conteúdo, se algum problema surgir, fiquem a vontade para tomar um café com a gente!